quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Governo decide concessão de tanques de gás em Sines


Empresários querem mais competitividade neste mercado com mais armazenagem.
O Governo prepara-se para dar luz verde à construção de novas cavernas de armazenagem subterrânea de gás natural em Portugal, desta vez, em Sines. O projecto, que deverá ir hoje a Conselho de Ministros, segundo apurou o Diário Económico junto de fonte do Executivo, visa reforçar a competitividade neste sector, com reflexos a médio prazo no preço pago pelas empresas e pelas famílias, além de aumentar as reservas em território nacional.
As três novas cavernas vêm assim juntar-se às quatro que já existentes no Complexo do Carriço, em Pombal, activos que são detidos pela REN e pela Galp, empresas que assinaram em 2010 um memorando de entendimento para aumentar a capacidade de armazenagem nesta região centro.
A entrega da concessão à REN, empresa responsável pela gestão da rede eléctrica nacional e das infra-estruturas de gás natural, é vista como uma forma de promover a concorrência no mercado do gás, aspecto que é sublinhado pelos empresários como fundamental para as empresas nos actuais tempos de crise. "Nos encontros com o Governo temos dito que a energia e o gás natural são determinantes para a competitividade das empresas", afirmou ao Diário Económico António Saraiva, presidente da CIP. "Não há concorrência suficiente no mercado do gás, uma vez que a Galp controla a compra nos mercados internacionais, o armazenamento e a distribuição.

Fonte: Diário Económico - Ana Maria Gonçalves e Bruno Proença  

Sem comentários:

Enviar um comentário