quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Petrobras avança, em 2012, com perfuração petrolífera na costa alentejana.


A Petrobras, em parceria com a Galp, vai avançar com a perfuração petrolífera em águas portuguesas, prevendo-se em 2012 o início da exploração na costa alentejana, onde os três blocos são partilhados pelas duas empresas, adiantou ao Diário Económico fonte do grupo brasileiro.

Para já, o consórcio anunciou o arranque da exploração, em 2012, no primeiro poço ao largo de Peniche, cuja concessão, composta por quatro blocos, conta também com a participação da Partex.

Segundo o Diário Económico, o anúncio da Petrobras revela “fortes expectativas da existência de crude” tendo o responsável da empresa em Portugal avançado, em entrevista ao económico, no final do ano passado, que “mesmo sendo um projeto de alto risco” existe 10 a 12% de probabilidade de encontrar 'ouro negro' na costa portuguesa.

A empresa Petrobras anunciou, ainda, ter escolhido a região de Sines como ponto de referência para a futura produção de biocombustível. Em janeiro deste ano, o grupo brasileiro iniciou a plantação de palma numa área de 440 hectares, no Brasil, visando a exportação de óleo para Portugal.

Mais um projeto que nasce da parceria com a Galp, tendo as duas empresas efetivado uma 'holding', a 'Belém Bioenergia', que terá duas subsidiárias: A Belém Brasil Bioenergia, no Brasil, que será responsável pelo pólo industrial e pela produção de palma e a Belém Portugal Bioenergia que terá sede em Sines.

O objetivo, segundo o Diário Económico, é produzir 250 mil toneladas de diesel 'verde' em Portugal no final de 2014, processadas a partir de palma cultivada no Pará para venda no mercado europeu.

Fonte: Diário Económico

Sem comentários:

Enviar um comentário