terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sines parte fundos de rocha para receber maiores navios do mundo


O Porto de Sines começou os trabalhos de dragagem do canal de acesso ao terminal de contentores para poder receber os maiores navios do mundo.

Porto de Sines prepara-se para receber os maiores porta-contentores do mundo, designados "Ultra Large Container Ships" (ULCS), com capacidade para transportar uma carga total de contentores de 18.000 TEU (um TEU é a medida-padrão para um contentor com 20 pés de comprimento) que os grandes armadores vão começar a utilizar nos próximos anos.
"É este o grande objetivo que norteou a decisão de dragar os acessos marítimos e a zona de manobra ao Terminal de Contentores (Terminal XXI) para os 17,5 metros de profundidade de água, permitindo continuar a manter Portugal na primeira divisão do campeonato mundial do shipping de contentores", refere o Porto de Sines.
Sines já recebe, semanalmente, os maiores navios porta-contentores em operação no mundo, na ordem dos 14.000 TEU e calados máximos de 15,5 e 16 metros.
Com este aprofundamento do canal e da zona de manobra do Terminal XXI, o Porto de Sines ficará preparado para receber os maiores navios atualmente encomendados que terão calados máximos entre os 16 e os 17 metros, como é o exemplo da gama de navios "Triple EEE", da empresa Maersk, com porte de 18.000 TEU.
Os trabalhos de dragagem tiveram início no passado dia 25 de novembro com a utilização de uma draga de alta capacidade, que permitirá aprofundar o fundo rochoso e remover a rocha retirada.
"É uma operação que se realiza uma única vez e fica com caracter definitivo, uma vez que este porto não está sujeito a assoreamento", refere o Porto de Sines.

A draga "Athena"


Trata-se da draga "Athena", equipamento de última geração, que realiza em Sines a sua viagem comercial inaugural, sendo por este motivo acompanhada por uma equipa de cerca de 100 engenheiros que estarão presentes ao longo de toda a operação em Sines.
Esta embarcação tem uma tripulação total de 50 pessoas e permite realizar dragagens até uma profundidade de 32,4m e expelir o material através de uma conduta de 1.000 mm de diâmetro com auxílio de 3 bombas de 5.000 KW, uma das quais submersa, apresentando uma potência máxima de corte instalada de 7.000 KW.
O Porto de Sines refere que estes trabalhos de dragagem enquadram-se no âmbito da empreitada de ampliação do molhe leste, investimento de 40 milhões de euros da responsabilidade da Autoridade Portuária, que a realiza sem recurso ao Orçamento de Estado nem a financiamento bancário.
Com esta empreitada, que tem uma dupla atuação no terreno, ficam também criadas as condições para a expansão prevista do terminal de contentores até ao máximo da sua capacidade
 
Fonte: Expresso

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