segunda-feira, 19 de março de 2012

Galp: trabalhadores juntam-se à greve de 5ª feira


Os trabalhadores da refinaria da Galp em Matosinhos aprovaram esta segunda-feira em plenário uma moção de repúdio à proposta da administração de aumentos salariais de um por cento e aceitaram juntar-se à greve de quinta-feira.

A decisão tomada foi «uma continuação do plenário de Sines», que teve lugar na refinaria do Alentejo na passada sexta-feira, repudiando a proposta da administração e aceitando, no caso de Matosinhos, aderir à greve convocada pela CGTP, segundo explicou o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT), Hélder Guerreiro, à Lusa.

«É o fio condutor. Estamos a tentar unir toda a empresa e todos os trabalhadores da empresa aqui no Norte, onde há um crescente de mobilização», disse Hélder Guerreiro.

O responsável da CT acredita que a adesão à greve na refinaria de Matosinhos vai ser significativa, numa altura em que é «uma evidência» o descontentamento dos trabalhadores, que estão a «sentir a crise».

Os trabalhadores da Galp Energia reuniram-se num plenário em Sines, onde aprovaram, por unanimidade, uma moção na qual repudiaram o aumento salarial de um por cento proposto pela administração e admitiram aderir à greve geral.

O lucro ajustado da Galp Energia caiu 18 por cento em 2011, para 251 milhões de euros, devido à quebra nas margens de refinação, no processamento de crude e na venda de produtos petrolíferos, anunciou em fevereiro a petrolífera nacional.

Os trabalhadores queixam-se de estar há dois anos consecutivos a perder poder de compra, exigindo «aumentos que garantam ganhos salariais reais, tendo em conta a boa situação económica e financeira da empresa».

Fonte: Agência Financeira

Comunicado do CDS-PP de Sines sobre o Tribunal


Comunicado sobre o Tribunal de Sines

A Concelhia do CDS-PP de Sines congratula-se com a decisão da Sra.Ministra da Justiça de repensar a decisão sobre o tribunal da comarca de Sines. O CDS-PP de Sines sempre se mostrou absolutamente contra o encerramento do Tribunal Judicial da Comarca de Sines, previsto pelo governo no âmbito da reestruturação do mapa judiciário que dita a extinção dos tribunais ou juízos com menos de 250 processos.

Acreditamos que cada caso é um caso, e deve ser analisado baseado nas características de cada município e não apenas em dados demográficos, porque a evolução desses números depende muitos das decisões políticas feitas pela administração central. Ou seja, caso venha a extinguir-se o tribunal Judicial de Sines - o que rejeitamos de qualquer forma - um cidadão, para usar o princípio constitucionalmente garantido do acesso à Justiça e aos Tribunais, se
um cidadão tiver que tratar de um assunto relacionado com o tribunal de trabalho, tinha que deslocar-se a Setúbal, efectuando mais de 200 quilómetros ida e volta, o que a nosso ver é incomportável economicamente para a maioria dos cidadãos, para além de todos os transtornos dai recorrentes.

Esta situação levou inclusive, a que tivesse sido feito um pedido aos Deputados do CDS-PP por Setúbal, Nuno Magalhães e João Viegas, para questionar a Ministra Paula Teixeira da Cruz acerca desta matéria. Ainda que nada esteja definitivo neste assunto, acreditamos no bom senso da Sra. Ministra de modo a não penalizar Sines através desta reestruturação judicial. E condenamos veemente a reacção extemporânea do Presidente da Câmara de Sines, no Diário das Noticias, ( 28 Jan ), que acusou este executivo governamental do qual o CDS-PP faz parte, e citamos, ”... de "contas de aritmética" sem "a devida preocupação" pela "eficiência da justiça".

Ao confirmar-se uma decisão positiva para Sines, mostra por um lado que este Governo não é de todo insensível as necessidades da população de Sines, bem como mostra a “alergia” que o executivo municipal desta cidade tem para com este governo, e a sua colagem evidente ao anterior governo de José Sócrates, do qual o Presidente de Câmara foi apoiante nas últimas legislativas.

Fonte: Rostos On-Line

Um homem morreu hoje na Costa do Norte


Um homem com cerca de 50 anos morreu hoje na Costa do Norte em Sines devido a ferimentos provocados por um tiro com uma arma de fogo. Desconhece-se se foi um suicídio ou homicídio, mas tudo aponta para que tenha sido um suicídio. As autoridades tomaram conta da ocorrência e vão agora investigar. No local estiveram os bombeiros de Sines com sete elementos, apoiados por três viaturas. Esteve ainda presente a VMER do Hospital do Litoral Alentejano, a GNR e a Policia Marítima.


Fonte: Rádio Sines

sexta-feira, 2 de março de 2012

Cercisiago realiza encontro de acordeonistas


Cercisiago vai realizar neste sábado, dia 3 de Março, pelas 21 horas no Salão do Povo em Sines, um encontro de acordeonistas. Participam Fábio Santos, Carla Nunes, Nuno Silva, Cláudio Rosário, Paulo Vilhena, Rodrigo Rodrigues entre outros. Esmerado serviço de Bar. A iniciativa tem como objectivo aproximar a Instituição da comunidade, bem como a angariação de fundos.

Fonte: Rádio Sines