quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Câmara de Sines transforma frações para comércio em habitação




A Câmara Municipal de Sines está a efetuar alterações no Plano de Pormenor da Zona de Expansão Sul-Nascente da cidade no que diz respeito às frações reservadas a estabelecimentos comerciais, entregando-as à habitação. Carmen Francisco, vereadora do urbanismo na autarquia sineense, revela uma “falta de propostas por parte dos comerciantes para ocupar aquelas frações devido à crise”, sendo que “a câmara viu-se assim forçada a transformá-las em zonas dedicadas a habitações, de forma a precaver a existência de lotes vazios”.


A alteração ao Plano de Pormenor surge em discussão pública prevista pela lei, onde “são exercidas algumas alterações sem que a filosofia deste seja modificada”, afirma Carmen Francisco, adiantando uma “necessidade por parte da autarquia em promover mais habitações”. A reconfiguração de alguns lotes e edifícios sem aumentar o número de fogos é apontada pela vereadora do urbanismo como “uma medida essencial encontrada para melhorar a qualidade de vida”.

“A maioria dos lotes dedicados à habitação previa a construção da residência em apenas metade da fração, sendo a restante para o estacionamento”, revela Carmen Francisco, afirmando que “o parqueamento automóvel pode ser construído nas caves, delegando assim toda a área da construção para a residência”. O estacionamento “sempre foi uma das problemáticas mais controversos para qualquer cidade”, admite a vereadora do urbanismo, porém, “em Sines, o que se tem revelado são espaços vazios porque a crise reduziu o número de carros por família”.

Carmen Francisco afirma que “nos tempos que correm e pelas exigências que a população tem de enfrentar todos os dias, não existe a necessidade para a construção de dois lugares de estacionamento para cada fogo habitacional”. A dinamização turística desta zona de Sines é outra das realidades que o plano pretende abordar. A vereadora do urbanismo pretende “aumentar a oferta de camas turísticas no concelho que tem tanto potencial neste ramo e não consegue responder à elevada procura nas alturas de verão”.

A discussão pública para alterações ao processo do Plano de Pormenor da Zona de Expansão Sul-Nascente da cidade realiza-se até ao dia nove de novembro, onde todos os cidadãos podem apresentar reclamações, observações e pedidos de esclarecimento. As zonas delimitadas do plano, que abrange uma área de mais de 58 hectares, situam-se entre a estrada marginal e a arriba a sul-poente, a estrada da ZIL 2 a norte-nascente, e a escola secundária a nascente, ao Bairro da Quinta dos Passarinhos, Quinta do Meio, Urbanização de São Rafael II e Urbanização de Santa Catarina a poente.

Fonte: Setúbal na Rede

Sem comentários:

Enviar um comentário